sexta-feira, 16 de julho de 2010

Só me resta seguir batendo


Na véspera de mais uma trágica partida do Botafogo contra o Flamengo (perdoem a má palavra) pelo Campeonato Brasileiro, assisti pela televisão a uma rápida entrevista do escritor uruguaio Eduardo Galeano (completará 70 anos agora em três de setembro). Galeano, como todos sabem (ou deviam saber) comparou Garrincha (1933-1982) a nada mais nada menos do que a Charlie Spencer Chaplin (1889-1977), o genial Carlitos que encantou muitas gerações de cinéfilos. Veio a quarta-feira chuvosa e fatídica e o Glorioso, supostamente em vantagem psicológica sobre seu mais temível rival, perdeu bisonhamente por 1 a 0 no Brasileiro.

Em 15 jogos pelo citado Campeonato Brasileiro, desde 2000, o Botafogo sofreu oito derrotas e conseguiu apenas sete empates. A última vitória alvinegra, por 3 a 1, ainda nos tempos de retorno de Donizete, ocorreu a sete de outubro de 2000, já na era do sérvio Petkovic envergando a pavorosa camisa rubro-negra. Aí eu pergunto: de que valeu nossa vitória no Campeonato Carioca, com gols de Herrera e Loco Abreu, se pouco tempo depois entregamos o ouro ao bandido? Quem vai se recordar dela agora, depois da nota zero que o Glorioso tomou diante de um clube que ainda é um caso de polícia, com os feitos de Adriano da Chatuba, Wagner Love da Rocinha e, agora, de Bruno da Samudio – e outros integrantes parceiros de Bruno da Samudio?

Sou botafoguense apaixonado – mais do que devia, estou certo – mas não alivio atuações pífias, sem alma e empenho. A rigor, o ‘Botafogo não vale nada mas eu gosto de você’, como na música do conjunto ‘Calcinha Preta’, que tanto sucesso fez. Depois a diretoria do clube fica se perguntando por que razão a torcida alvinegra está envelhecendo. Por causa dessas derrapagens constantes – e irritantes – que só afastam os jovens da camisa alvinegra. Quem quer ser Botafogo? Poucos, muito poucos, embora, segundo o Ibope, o Alvinegro seja o 12º colocado na preferência de torcedores do clube em todo o Brasil (193 milhões de habitantes), na frente do carioca Fluminense, que é o 14º. Mas uma derrota dessas é um pontapé no saco de todos.

O Botafogo – quanto mais velho fico – segue sendo o maior amor imaterial de minha vida. Mas isso não quer dizer que me conformo com vergonhas desse tipo. O Botafogo, como Jesus Cristo fez, em sua época, simplesmente ressuscitou um morto, como Lázaro, que depois, mostrando serviço, virou São Lázaro. E o que me resta fazer aqui em meu blog, postado gentilmente pela alvinegra apaixonada Malu Cabral? Continuar batendo no Tinhoso, que, na prisão, irá formar uma dupla sertaneja com o assassino da filha, o monstro Nardoni. Ou então dizer que surgiu um advogado japonês, especialista em Direito Penal Brasileiro, para defender Bruno da Samudio. O nome dele? É simplesmente Sugiro Kifuja. Será que vai conseguir alguma coisa?

Eu, apesar de tudo, das gozações com o Tinhoso, alvo de várias polícias, continuo puto da vida. Como é se que atira pela janela uma vitória que virou livro (21 depois de 21), de Rafael Casé e Paulo Marcelo Sampaio? E A conquista espetacular do Campeonato Carioca de 2010 – homenagem aos campeões de 1910? Quem irá ao Engenhão ver o Botafogo jogar a bola quadrada que jogou com o Tinhoso? Eu não vou nem de graça, nem que me arrastem à força. Sou daqueles torcedores que não vaiam time nem jogadores, por uma única e escassa razão: eles estão vestindo a camisa mais bonita do mundo, ilustrada ainda pelo mais belo escudo de um clube, eleito por uma revista japonesa. E desse jeito, que o Botafogo tome cuidado para não cair uma vez mais para a segunda divisão. Seria simplesmente o apocalipse.

17 comentários:

Chico da Kombi disse...

###

Botafogo, eu te amo.
Muuuuitooooooooooooooo...

Gloriosas Saudações Alvinegras.

FORÇA FOGÃO!

###

Rodrigo Sputter disse...

acho que eu conheço essa montagem-hehhehe

Nem me diga, tentei até em vão procurar na TV aqui em Salvador o jogo do Glorioso na tv e não achei, nem na espn.

Não entendi pq, será que a globo temia uma goleada do alvinegro.

tb pensei como é que no carioca o time da lagoa num achou nada em cima da gente e agora demos essa vitória ao inimigo?

ps.: pq Loco não jogou?

Eraldo Santos Tag DF. disse...

Roberto Porto, saudações alvinegras. Talvez algum botafoguense consiga explicar, um dia, porque o Botafogo gosta tanto de ajudar este bizarro clube de futebol, o time do urubu. Se você pudesse ver como alguns dos meus colegas de trabalho e que torcem pra esta imundície ficaram, pensaria que o time do Bruno tivesse conquistado o brasileirão. Todos os botafoguenses gostariam de saber onde anda aquele Botafogo que não pode e nem deve perder pra ninguém. E muito menos para este suspeitíssimo time de futebol, que já aprontou inúmeras pra cima da gente. Basta lembrar do suspeito brasileirão de 1992 e da Taça Guanabara de 2008. Saudações botafoguenses.

Malu Cabral disse...

Meu Mestre...

Chega numa hora que os acertos de conta chegam.
Eu vejo o Flamengo nesse acertos de contas.
Não há clube vitorioso com a carga negativa que está, com a orgia incentivada pelos próprios dirigentes, fazendo desse time acima do bem e do mal que nao pague.
Eu acredito na lei do retorno.

Da mesma maneira que o nosso Botafogo está se purificando com o trabalho dígno do Maurício, com uma equipe muito competente, resgatando nossos idolos,os homenageando, melhorando a parte social do Clube amado, trazendo jobson, a luta pelo Maicosuel, o inverso se dará lá.

Eu acreditava num outro jogo pela crise instalada na Gávea, mas tomara que tenha sido um recado porque o Joel, que diga-se de passagem, é luz, e que sigamos em frente com o apoio do torcedor que deixou o Maracanã vazio, Inacreditável.

Beijo, meu Mestre querido.

cbleite disse...

Em falar no livro 21 depois de 21, eu li o livro e amei, mas gostaria de saber porque o presidente Emil Pinheiro é tão renegado pelos dirigentes do Botafogo. Ele merecia uma estatua na entrada do engenhão.

Unknown disse...

malu

acerto de contas. aH aH Ah!!!

depois de 9 anos sem ganhar que voce não poderia utilizar frase mais infeliz. A instituição flamengo não tem que acerto de contas nenhuma, bem como empresa alguma pode ser responsabilizada por atos de seus funcionarios fora do seu horario de trabalho.

CLÉTO MARTINS disse...

Caro Roberto Porto

O nosso querido e algumas vezes maltratado BFR tem sofrido do mal da autenticidade.
Para o BFR não existe maldição do Engenhão ou Maracanã. Assim como p/ o Palmeiras nunca existiu a maldição do Parque Antartica e outros exemplos mais.
Existe sim, um terrível desequilíbrio, quando um time, diante de sua torcida de time grande, tenta jogar um futebol de time grande, e o time não está à altura de um time grande.
O time do Goiás se deu bem no brasileirão/2009 até o momento em que ele colocou seu oponentes na condição de favorito. A partir do momento que o time começou a entrar em campo na condição de favorito, despencou.
O time do Palmeiras no brasileirão/2009 entrou em processo de saturação, porque seu processo de criação e articulação estava excessivamente em função do Diego Souza. Foi muita areia para o caminhãozinho do Diego.
Voltando ao nosso Glorioso, quando o presidente MA disse que estava em busca da cereja p/ o bolo, estava numa metáfora sofrível. Na verdade o MA estava em busca de coração e cérebro, pois os outros membros são razoáveis.
O time do BFR que perdeu p/ os urubus(14/07/2010), na condição de favorito, teria dificuldade contra o São Raimundo, Santa Cruz e outros mais, da turma do D.
As contratações do Maicsuel e do Jóbson foram bastantes acertadas. Eles darão vida nova ao time do BFR.
Eis uma escalação que daria p/ se impor como um grande time: Jéferson; Alessandro, A.Carlos, F.Ferreira e Edno; L.Guerreiro, Somália, Herrera e Maicosuel;
Jobson e Loco.
Saudações Gloriosas!
Cléto Martins

Malu Cabral disse...

jombas,

Tem, sim! Com o mundo do futebol.
Com os clubes do Rio. Com a seriedade que deveriam ser tratados todos.

Mas o acerto de contas já está acontecendo. Seu time virou vergonha. Vive há quase meio ano nas páginas policias.
Seja por pedofilia
Seja pelo "imperador de araque"
Seja pelo V. Love
Seja pelo assassino,um monstro, que hoje saberemos mais coisas sobre esse que envergomha a classe dos goleiros sérios.

Adolescentes e crianças, deixando seu time de lado, se envergonhando, traumatizados pela barbárie que estão presenciando, escolhendo outro time para torcer.

É a lei do retorno, meu "caro".

O "Mais Querido" caiu de joelhos , de quatro, não nteressa se ganhou jogo algum. Voces são página policial entrando para um dos crimes mais bárbaros existentes.

Sua instituição está em todas as páginas da Internet do Brasil e do mundo. Reconhecido por Zico, um homem reconhecidamente sério por todos os times do Rio, pois a história dele fala por ele, o Clube dele "virou chacota, que esse Brasileiro fez muito mal."

Se voce reler o que eu escrevi entenderá. Se não conseguir, eu vou entender.
(tsc!)

Saudações ALVINEGRAS!

Unknown disse...

Porto e demais botafoguenses:

lembram-se de um tal America do Mexico? Pois é, como conseguiram tal façanha no campo do adversário e diante de mais de 80 mil mulambos? Simplesmente ignoraram o favoritismo, taparam os ouvidos e desrespeitaram a lógica. Ninguém acreditava no resultado?? Só os jogadores do America.

Antes da recente final do Carioca, El Loco foi perguntado por um repórter se a torcida poderia
acreditar na conquista do título. Ele respondeu: "Nós jogadores acreditamos".

Só assim é que um time pode evoluir e até acabar com escritas e tabús. O sentimento de El Loco é importante nessa hora. Vide tambem Copa 2010 até onde o Uruguay foi.

Saudações alvinegras.

Chico da Kombi disse...

###

O meu Botafogo jogou cinco vezes no Engenhão e ganhou UMA. Em 15 pontos disputados, ganhou somente SETE:
Bota 3x3 Santos
Bota 3x0 Goiás
Bota 1x1 Vasco
Bota 2x2 Corinthians
Bota 1x1 Guarani

Assim, fica difícil se manter na Série A...

Pra quê estádio próprio se o time não se impõe em casa?

Como o torcedor vai comparecer ao Engenhão se o time não corresponde?

:o(

###

Zatonio Lahud disse...

Fizemos o que nem Jesus fez: o que defunto que ressucitamos está desmoralizado. Ah, Botafogo!

Novas Arenas disse...

Sera que a diretoria realmente acredita que Maicossuel e o messias ??? Pagar 4 milhões de euros por 2 anos de contrato de um jogador ??? E a defesa que e um queijo suíço ??? E o meio de campo que não marca, não sabe sair jogando, não sabe tocar a bola nem alimentar o ataque ??? Maicossuel vai mudar essa situação ??? Essa diretoria brinca de futebol. O ano passado não os fez aprender nada. Querem repetir a tortura em 2010. E os torturados somos nós.

Unknown disse...

Novas Arenas está certíssssssssimo !!! A defesa é um queijo suiço e deveria ser blindada o mais rápido possível com qualidade. Veja o caso do são paulo que ganhou o brasileiro com uma defesa firme, arrojada e séria. Abre o olho Joel !!!!

Enéias Teles Borges disse...

Mestre,

O pior é que o Botafogo desceu a ladeira, empatando com o Guarani. Enquanto isso o Flamengo cresceu, batendo o Atlético-GO.

Não apenas ressusciamos o morto. Demos-lhe muita vida...

Uma pena.

Sandro. disse...

mas que m...!! Pior que isso é empatar com Guarani em casa!!!!!!!!!! aff!

André Fernando de Lima disse...

Wendell tb foi convocado para a copa de 1974. Ou seja, foram cinco goleiros do Fogão no selecionado nacional.

André Fernando de Lima disse...

O goleiro Wendell foi convocado para o selecionado nacional, para a copa de 74; portanto, foram cinco os goleiros do Fogão convocados para defender o escrete nacional.