segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Qual o melhor time?

A equipe da primeira foto, posada em General Severiano, no início do vitorioso Campeonato Carioca de 1962, ou a da segunda, na vitória de 3 a 0 sobre o Flamengo? Na primeira, de acordo com a formação da foto, estão Joel Martins (homônimo do ponteiro rubro-negro campeão do mundo de 1958), Manguinha, Nílton ‘Mestre’ dos Santos, Zé Maria, Ayrton Povil e Rildo; Agachados, Garrincha, Arlindo, Quarentinha, Amarildo e Zagallo. Em campo, no 4-3-3, o time jogava com Manga, Joel, Zé Maria, Nílton Santos e Rildo; Ayrton, Arlindo e Zagallo; Garrincha, Quarentinha e Amarildo. No terceiro jogo, no Maracanã, Didi – torcedor do Fluminense, segundo me declarou em programa da Rádio Globo – voltou ao time mas foi embora para ser treinador do Peru, antes de passagem meteórica pelo São Paulo.

Já a equipe da segunda foto, a da decisão na qual Garrincha literalmente engoliu o Flamengo com Carlinhos, Nelsinho e Gérson Nunes no meio-campo escalado por Flávio Costa, é a campeã carioca, formada com Paulistinha (já falecido), Manguinha, Jadir (ex-Flamengo), Nílton ‘Mestre’ dos Santos, Ayrton Povil e Rildo da Costa Menezes; agachados estão Garrincha, Édison Praça Mauá, Quarentinha Lebrego, Amarildo Silveira e Mário Jorge Lobo Zagallo. No gramado a equipe atuava com Manga, Paulistinha (expulso com Dida, no final), Jadir, Nílton Santos e Rildo; Ayrton, Praça Mauá e Zagallo; Garrincha, Quarentinha e Amarildo.

Particularmente – mas muito particularmente mesmo – acho a primeira equipe melhor do que a segunda. Afinal tinha três titulares, absolutos: Joel Martins, Zé Maria e Arlindo. Mas o Botafogo, que para mim tem a vocação do erro, vendeu Arlindo para o México e Joel e Zé Maria estavam contundidos. Assim, a segunda equipe pode se gabar de, mesmo sem três titulares (além da fuga de Didi) de ser a campeã carioca de 1962, com dois gols de Garrincha e um de Vanderlei, contra. Por sinal, o terceiro gol de Garrincha, logo aos três minutos do segundo tempo, foi uma obra prima.

Chutando para o lado da torcida rubro-negra, à esquerda das tribunas, Ayrton deu um passe a Amarildo (jogando com uma coxeira branca) e este, aproveitando-se que Murilo subia, já que Zagallo atuava recuado, tocou para o próprio Zagallo (torcedor declarado do Flamengo). Zagallo, então, centrou alto para a área. Foi então que Quarentinha, na marca do pênalti, acertou uma acrobática tesoura-voadora. A bola explodiu no peito de Fernando e Mané, sempre atento, só teve o trabalho de empurrá-la para as redes. Pronto: com 3 a 0 o Flamengo estava rigorosamente liquidado.

Nesse dia, um sábado, 15 de dezembro de 1962 (com Armandinho Marques no apito), Flávio Costa dispensou Joel Martins, no ônibus que levava o Flamengo para o Maracanã, justamente na Rua Silveira Martins, onde Joel morava, e preferiu Espanhol. Depois, para equilibrar o meio-campo, escalou Carlinhos, Nelsinho e Gérson, com a missão de vigiar Garrincha. Carlinhos e Nelsinho era o que se chamava de ‘tocadores de violino’ e não marcavam ninguém. E Gérson Nunes está procurando Garrincha até hoje, mesmo atuando como comentarista do garotinho José Carlos Araújo, na Rádio Globo. No ano seguinte, 1963, o Botafogo vendeu Amarildo ao Milan e imediatamente comprou Gérson do Flamengo. Mas em campeonatos cariocas, Gérson só pôde estrear em 1964, pois já tinha atuado pelo Flamengo. Só jogou em amistosos com a camisa alvinegra e na falecida Taça Brasil.

Hasta la próxima...


(*) Detalhe: O Botafogo não está fazendo 100 anos em 2010. O Botafogo Footbal Club é de 12 agosto de 1904. E o Club de Regatas Botafogo é de 1° de julho de 1894. O centenário de 2010 é do título de 1910, que valeu ao então Botafogo Footbal Club o título de ‘O Glorioso’, imortalizado no hino composto pelo torcedor do América Lamartine Babo (1904-1963). Não confundam as coisas, por favor

4 comentários:

Gil disse...

Mestre Porto,

E 2012 QUE NÃO CHEGA!

Temo pelo nosso amado BOTAFOGO com os atuais dirigentes!

Temo receber o apito final do criador e nunca ver o nosso amado BOTAFOGO como o mestre viu!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Eraldo Santos Tag DF. disse...

Boa noite, Roberto Porto. Li os dois últimos artigos do Blog e na minha opinião o time que posou na 2ª foto é melhor - embora não tenha visto nenhum dos dois jogando - por que foi com essa escalação que o Glorioso derrotou o time das "massas" (analfabetos,mal-educados e por aí vai) na final daquele ano. Agora é esperar pra ver se o Fogão confirmará, mais uma vez o por quê de ser chamado de O GLORIOSO. Saudações botafoguenses!!

Daniel disse...

Isso q é time, é um orgulho ver esses craques no meu Glorioso, que pena que não nasci nessa época.

Anônimo disse...

Robertão, antes de mais nada devo dizer que foi um enorme prazer passar a noite de Natal com vc rodeado tambem de um monte de amigos. Obrigado!!!
Sinceramente não saberia dizer qual é o melhor time do Bota, saberia sim, dizer qual foi o melhor goleiro, é ele foi o saudoso Manga. Graças a ele no gol o meu querido tricolor de Montevidéu, El Club Nacional de Fútbol foi campeão do mundo de clubes e eu aos 11 anos tive a alegria de comemorar um título internacional na Avda. 18 de Julio. Chegando ao Brasil, vc acha que eu seria torcedor de qual clube? Só poderia ser do Glorioso com muita honra e orgullo. Aproveito pra desejar a todos aqueles que frequentam o blog um maravilhoso 2010. Abraços, Carlos Daniel